SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Educação online: um caminho para a construção da autonomia?Reflexões sobre arte e indústria cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SOUZA, Raquel Aparecida  y  SILVA, Marcelo Soares Pereira. Reestruturações na administração pública brasileira e os desdobramentos na educação superior. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.27, pp.263-282. ISSN 1981-0431.

Este artigo apresenta elementos para análise e discussão acerca do processo de reestruturação da administração pública brasileira frente ao movimento reformista desencadeado nos anos 90 do século XX, objetivando situar e compreender os desdobramentos dessas transformações na educação superior. A reflexão se inicia a partir da compreensão de um conjunto de apontamentos e reflexões sobre o empreendimento de reformas conhecido por gerencialista, de modo a situá-lo no contexto social, econômico e político que o permeou. Ressaltam-se suas propostas e seus objetivos norteadores, baseando-se nos argumentos apresentados por diversos documentos oficiais e perspectivas dos seus idealizadores, e, por fim, propõe-se uma reflexão desse processo reformista e suas implicações para um novo modelo de gestão, também requerido para a educação superior.

Palabras clave : Reforma administrative; Educação Superior; Reforma na Educação; Administrative Reform; Higher Education; Higher Education Reform.

        · resumen en Español | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )