SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Reestruturações na administração pública brasileira e os desdobramentos na educação superiorO silêncio dos docentes: uma nova configuração? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SUBTIL, Maria José Dozza. Reflexões sobre arte e indústria cultural. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.27, pp.283-299. ISSN 1981-0431.

No presente texto discute-se a relação entre arte - particularmente a música - e Indústria Cultural, considerando-se as contradições inerentes a essa idéia formulada pelos autores frankfurtianos. Entendendo-se o campo cultural em que se situam os objetos musicais como um espaço de relações e de disputas pelo poder simbólico, discutem-se os gêneros erudito, popular e massivo, apontando-se para o hibridismo desses conceitos, tendo em vista os imperativos da sociedade capitalista de consumo. Também se historiciza, no texto, a produção, circulação e consumo artístico, enfocando-se novas possibilidades de fruição pela reprodutibilidade técnica dos objetos estéticos. Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre a necessária relação entre fruição, consumo e formação a partir do ponto de vista adorniano, que considera a substituição da dimensão instrumental da razão pela dimensão emancipatória como condição para a desalienação.

Palabras clave : Arte; Indústria Cultural; História da Produção Estética; Formação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )