SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue27Reflexões sobre arte e indústria cultural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ALMEIDA, Danilo Di Manno de. O silêncio dos docentes: uma nova configuração?. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.27, pp.301-318. ISSN 1981-0431.

O presente ensaio traz uma indagação filosófica a respeito do que descreve como condição existencial silenciosa do docente. Uma vez posto em questão o seu silenciamento, o autor visa encontrar os traços da configuração do silêncio docente. Quando não há mais evidências de um silenciamento ostensivo e explícito, por que ainda silenciaria o docente? Tal investigação visa examinar a desistência ética e política da palavra, analisar a dimensão efetiva da ação docente, em seu desgaste e correlativo sentimento de déficit existencial. O autor procura aprofundar a hipótese de que o atual silenciamento docente tornou-se um modus vivendi, que exige de nós esforços para entender as implicações institucionais e existenciais do trabalho efetivo da docência. O que poderia sugerir desencorajamento em relação às possibilidades de superar as condições efetivas da ação docente nos aponta as possibilidades de transformação das condições adversas, graças mesmo ao fundo silencioso de nossa experiência e do corpo humano.

Keywords : Docência; Corpo; Silêncio; Formação; Existência; Efetividade.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )