SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número28Nuevas y viejas formas de regulación del sistema educativo en Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RAMBLA, Xavier; VERGER, Antoni  e  TARABINI, Aina. La influencia externa en las políticas educativas de Argentina, Brasil y Chile (1990-2006). Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.28, pp.05-23. ISSN 1981-0431.

Resumo O objetivo deste artigo é analisar o papel da influência internacional no delineamento e aplicação de políticas educativas no Cone Sul. Pretende explorar especialmente o processo através do qual as idéias, recomendações e metas globais modelam as políticas educativas latino-americanas. Para isso o artigo centra-se no Programa de Educação para Todos e no Acordo Geral de Comércio de Serviço, analisando os mecanismos de influência externa que intervêm em cada caso -imposição, difusão e padronização-, as formas através das quais se “negociam” em níveis nacionais tais programas e acordos e os efeitos desses processos nas políticas educativas nacionais de três países da região -Argentina, Brasil e Chile.

Palavras-chave : Globalização; Agenda Educativa Global; Educação para Todos.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )