SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número28La influencia externa en las políticas educativas de Argentina, Brasil y Chile (1990-2006)Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FELDFEBER, Myriam. Nuevas y viejas formas de regulación del sistema educativo en Argentina. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.28, pp.25-43. ISSN 1981-0431.

Neste trabalho analisamos as políticas destinadas a regular o sistema educativo a partir de transferência de serviços educativos aos Estados subnacionais e a redefinição do papel histórico que o Estado nacional assumiu na matéria educativa. Sustentamos que as políticas promovidas pelo Estado nacional têm sido direcionadas a dar resposta à crise do modelo de regulação burocrática tradicional e a garantir a governabilidade do sistema por meio da introdução de novas tecnologias de gestão e do desenvolvimento de políticas compensatórias a serviço da redução da pobreza. Essas políticas foram propostas como a única alternativa de construção política viável para assentar o governo da educação sobre novas bases.

Palabras clave : Reforma Educativa; Políticas Educativas; Regulação; Governo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )