SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número28Nuevas y viejas formas de regulación del sistema educativo en ArgentinaO debate americano sobre a certificação dos professores e a armadilha de uma política educativa baseada na evidência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.28, pp.45-62. ISSN 1981-0431.

O artigo discute algumas questões relativas às políticas educacionais atuais em três países da América Latina: Argentina, Brasil e Chile. Por meio de revisão de literatura seguida de pesquisa documental, incluindo a legislação pertinente em cada país, e documentos produzidos pelos organismos internacionais ligados à ONU que atuam na região, procurou-se observar em que medida as mudanças ocorridas no âmbito da legislação educacional nesses três países delinearam uma nova política educativa que se traduz em diferentes mecanismos de regulação. Considera-se que as políticas públicas para a educação adotadas nesses países na última década sofreram mudanças em virtude de processos de reformas que apresentaram como traço comum uma nova regulação educativa assentada em três eixos: a gestão local; o financiamento per capita e a avaliação sistêmica.

Palabras clave : Política Educacional; América Latina; Regulação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )