SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número28Política educacional e regulação no contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e ChileIntervenção e regulação: contribuição ao debate no campo da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LESSARD, Claude. O debate americano sobre a certificação dos professores e a armadilha de uma política educativa baseada na evidência. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.28, pp.63-94. ISSN 1981-0431.

Analisa-se o vivo debate, em curso no Governo Bush dos Estados Unidos da América, a respeito da certificação dos professores do ensino primário e secundário, que opõe os “profissionalistas” e os “desregulamentacionistas”. Este debate é, ao mesmo tempo, ideológico, político e científico: num primeiro momento apresentam-se os protagonistas, as agendas que eles adotam, e o contexto de concorrência entre os grupos interessados no controle da política educativa americana; num segundo momento, identificam-se os dados disponíveis e debatidos, as zonas de consenso e de discussão, assim como as estratégias de argumentação utilizadas para tentar vencer o “adversário” e “ser vitorioso”. Enfim, em conclusão, reflete-se sobre as características do debate, notadamente sobre a referência à “política baseada na evidência” e sobre as ligações que ela revela entre a ciência, a política e a ideologia.

Palavras-chave : Certificação; Desregulamentação; Formação do Professor; Políticas Públicas; Profissionalização do Ensino; Universidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )