SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número28Intervenção e regulação: contribuição ao debate no campo da educaçãoO desencantamento do mundo e sua relação com a educação moderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NUNES, Edson; RIBEIRO, Leandro Molhano; MARTIGNONI, Enrico Moreira  e  ALBRECHT, Julia Vogel de. Necessidade social e política da educação superior. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.28, pp.109-133. ISSN 1981-0431.

Desde o final do século XX, o governo do Brasil tem adotado medidas de massificação do ensino superior por meio do setor privado. Essa característica, apesar de não ter sido amplamente debatida pelo governo e tampouco pela sociedade, traz implicações concretas ao marco regulatório do ensino superior brasileiro. Quais deverão ser os critérios que orientarão a oferta de cursos? Neste sentido, o artigo busca analisar, partindo do uso do conceito de ‘necessidade social’, os desafios encontrados para definir legalmente as funções e objetivos de uma instituição de ensino superior. Argumenta-se que a falta de clareza nos conceitos legais cria mecanismos de regulação que não são coerentes nem com a lógica educacional nem com a jurídica.

Palavras-chave : Ensino Superior; Regulação; Necessidade Social; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )