SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número28Necessidade social e política da educação superiorA educação frente às tendências liberal e comunitarista da democracia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BARROS NETA, Maria da Anunciação Pinheiro. O desencantamento do mundo e sua relação com a educação moderna. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.28, pp.135-152. ISSN 1981-0431.

Este trabalho pretende examinar a relação entre o conceito de Weber sobre o desencantamento do mundo e a educação ocidental moderna no período da Reforma protestante. A análise do conceito weberiano e de sua relação com a educação protestante permitiu várias considerações finais. Dentre outras, constatou-se que o desencantamento do mundo, no início de seu processo de racionalização, mostra-se relacionado, em boa medida, com a educação orientada pela Reforma, uma vez que a educação protestante, além de priorizar a razão humana para interpretar os princípios divinos, sem a ingerência do clero, repudia qualquer conhecimento ou atitude que se fundamente, ou mesmo lembre a magia, a feitiçaria, a bruxaria, as superstições, as crenças, o dogmatismo e as tradições da Igreja Católica, e se volta para uma nova prática formalista na educação.

Palavras-chave : Desencantamento do Mundo; Educação Moderna; História da Educação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )