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Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Sidney Reinaldo da. A educação frente às tendências liberal e comunitarista da democracia. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.28, pp.153-169. ISSN 1981-0431.

O objetivo deste texto é contrapor modelos de democracia para investigar a gestão da educação, discutindo o potencial heurístico desses modelos na compreensão dos desafios da administração democrática do ensino e da forma como as políticas educacionais são concebidas e implementadas na escola pública. São abordadas a concepção contratualista ou liberal da democracia e a sua concepção comunitarista ou participativa. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem, fazendo parte de uma mesma família ético-política. A despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para a democracia, a concepção comunitarista não é incompatível com as exigências capitalistas, permitindo a esse sistema se rearticular politicamente a partir de novas bases éticas.

Palabras clave : Modelos Ético-Políticos; Democracia; Gestão da Educação.

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