SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número29Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BRUGGER, Paula. Nós e os outros animais: especismo, veganismo e educação ambiental. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.29, pp.197-214. ISSN 1981-0431.

Neste artigo são apresentados alguns fundamentos epistemológicos para a construção de uma educação ambiental (EA) crítica, explorando as fronteiras entre EA e paradigmas não-antropocêntricos como parte de uma reflexão transformadora da relação sociedade-natureza. Os argumentos desenvolvidos mostram que, no âmbito de uma nova perspectiva genuinamente não-antropocêntrica, devemos considerar os interesses dos animais não humanos não apenas por questões de ordem ética tout court - ou seja, pelo seu valor intrínseco como “sujeitos de uma vida” - mas também porque essa nova postura traria resultados positivos no que tange à sustentabilidade em suas diversas dimensões. Para tanto, discute-se a interface entre EA e os conceitos de especismo e veganismo - ligados ao ideário do chamado “abolicionismo animal” - como conceitos-chaves para a construção de uma ética ecocêntrica.

Palabras clave : Relação Entre Animais Humanos e Não-Humanos; Ética; Paradigmas Educacionais; Especismo; Veganismo; Educação Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )