SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número29Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BROILO, Cecília Luiza; FORSTER, Mari Margarete dos Santos  e  FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória. É possível construir a docência universitária?. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.29, pp.233-249. ISSN 1981-0431.

A presente pesquisa busca entender os movimentos da universidade referentes à formação pedagógica de seus professores e a possibilidade de construção da docência universitária através do Projeto Político-Pedagógico. As orientações metodológicas utilizadas baseiam-se nos princípios etnográficos, envolvendo estudo de caso, observação, análise documental e entrevistas com docentes/gestores/alunos. Como síntese provisória, destacamos que Projetos Político-Pedagógicos que rompem com modelos verticais de funcionamento das instituições têm possibilidades de contribuir para a formação da docência universitária; este não é um processo linear com pronta adesão e entendimento de todos, mas sim um processo permeado por contradições, interesses, opções políticas, pressões internas e externas. Portanto, tratando se de um processo aberto, dialógico, dialético, essas características, permanecendo como fundantes, permitirão o afloramento das contradições e, no trato coletivo, a construção do caminho de sua superação.

Palavras-chave : Docência; Pedagogia Universitária; Processo de Formação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )