SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número29É possível construir a docência universitária?A língua portuguesa na escola ontem e hoje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.29, pp.251-269. ISSN 1981-0431.

O trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.

Palavras-chave : Formação de Professores; Professores Iniciantes; Desenvolvimento Profissional; Abordagem Qualitativa; Materialismo Histórico-Dialético.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )