SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número29Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicasFatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Vanessa Souza da  y  CYRANKA, Lúcia Furtado de Mendonça. A língua portuguesa na escola ontem e hoje. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.29, pp.271-287. ISSN 1981-0431.

Conhecer a história da disciplina Língua Portuguesa no Brasil pode contribuir para a compreensão de algumas das dificuldades de se desenvolver, nas crianças e nos jovens, a competência de uso da leitura e da escrita. O presente artigo faz, então, um breve histórico do tratamento dessa disciplina na escola brasileira, a partir da concepção de linguagem prevalente em cada contexto histórico examinado, procurando compreender, dessa forma, o descompasso entre as novas perspectivas trazidas pelas teorias lingüísticas contemporâneas e os velhos problemas que ainda determinam o fracasso escolar. Conclui-se que há, antes de tudo, a necessidade de uma organização curricular diferenciada para atender a realidade lingüística de nossos alunos, objetivando o ensino de uma língua viva, dinâmica e real.

Palabras clave : Língua Portuguesa na Escola; Ensino de Gramática; Fracasso Escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )