SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue29A língua portuguesa na escola ontem e hojeCultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

OLIVEIRA, Maria Izete de. Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.29, pp.289-305. ISSN 1981-0431.

O presente texto traz à tona a discussão de um tema que, há algumas décadas, vem interferindo de forma negativa na prática pedagógica dos profissionais da educação, causando conflitos não só na relação professor-aluno, mas nas relações dentro das instituições. Discutimos, primeiramente, de forma breve, o conceito de disciplina e indisciplina, defendendo uma postura democrática por parte do professor e participativa por parte do aluno. Em um segundo momento, abordamos alguns fatores psico-sociais e pedagógicos que interferem no comportamento da criança e que acabam culminando em indisciplina na sala de aula e na escola; ao mesmo tempo, apresentamos algumas propostas de prevenção e controle da indisciplina.

Keywords : Indisciplina; Fatores Psico-Sociais; Fatores Pedagógicos.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )