SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número29Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescênciaMídias na educação e formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Luís Gustavo Alexandre da. Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.29, pp.307-326. ISSN 1981-0431.

Este artigo analisa as interferências dos aspectos culturais na dinâmica interna da escola, destacando-se suas implicações no processo de organização, gestão e efetivação do trabalho docente. A hierarquia, as relações pessoais, o clientelismo político, o patrimonialismo e o moralismo religioso são as principais referências conceituais utilizadas para demonstrar as intersecções estabelecidas entre os poderes burocrático, político e religioso no interior da instituição escolar, bem como evidenciar a articulação simbólica realizada pelo campo político capaz de transformar esse conjunto de elementos culturais em significativos processos de dominação no campo escolar. O estudo de caso coletivo de natureza etnográfica realizado em duas escolas públicas do município de Morrinhos, do Estado de Goiás, apresentou-se como a melhor estratégia para identificar que as ações desenvolvidas na instituição escolar são permeadas pela tradição cultural e articuladas pelo campo político, principais responsáveis pela definição dos tipos de relações de poder e comportamentos dos agentes escolares.

Palabras clave : Cultura; Dominação; Instituição Escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )