SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número29Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentesO que é inclusão digital? Um novo referencial teórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

TERUYA, Teresa Kazuko  y  MORAES, Raquel de Almeida. Mídias na educação e formação docente. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.29, pp.327-343. ISSN 1981-0431.

Este artigo trata das mídias interativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta um breve histórico da política de informática na educação e do programa de formação continuada em mídias na educação, criado em 2005, pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância - MEC/Seed. A metodologia utilizada foi a análise documental e a observação direta dos portais do MEC. Discute a problemática da formação docente online. Analisa a contribuição desse programa ofertado a distância, por várias universidades brasileiras, aos professores da rede pública do ensino básico para utilizar as diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) na prática de ensino escolar. Conclui que a formação de leitores críticos das mídias é condição necessária para combater a superficialidade e a fragmentação do discurso hegemônico da cultura dominante, a fim de favorecer uma educação de qualidade para todos.

Palabras clave : Formação Docente; Mídias na Educação; Educação a Distância.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )