SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número30Uma política de certificação profissional orientada para a inclusão social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GAGNON, Richard. Epistemología de las disciplinas profesionales y técnicas. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.30, pp.05-26. ISSN 1981-0431.

Os conceitos de tradição e de tecnociência são utilizados para situar os ofícios e as especialidades técnicas focadas pela formação profissional e técnica e para explorar seus fatores epistemológicos. Com esse propósito, as diversas origens dessa formação e as matérias conceituais e empíricas que a determinam e que refletem em vários aspectos da cultura subjacente são estudadas, bem como as abordagens pedagógicas e didáticas favorecidas pela comunidade quando se trata da formação dos seus membros. Destacam-se diferenças fundamentais divergentes quanto aos modos de produção do conhecimento de diversos setores, quanto às abordagens epistemológicas que se podem associar, e quanto às relações entre as pessoas e esses conhecimentos.

Palabras clave : Formação Profissional; Formação Técnica; Epistemologia; Ofício.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )