SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número30Uma política de certificação profissional orientada para a inclusão socialInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CARVALHO, Olgamir Francisco de  y  KIPNIS, Bernardo. Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.30, pp.49-70. ISSN 1981-0431.

Este artigo tem por objetivo trazer alguns elementos como contribuição ao debate sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil, tendo por base a reflexão, em uma visão internacional comparada, sobre as experiências de alguns países que passaram por um processo de reforma dos seus sistemas. Nesse sentido, busca-se explicitar seu contexto, discutir seus principais conceitos embasadores, identificar seus elementos centrais e observar suas repercussões no Brasil. Os casos da Austrália, Canadá, Coréia do Sul e Portugal são trazidos para iluminar o debate. Julga-se que os elementos analisados possam servir de contribuição ao debate do tema hoje, cotejando as políticas públicas estudadas com aquelas referentes à realidade brasileira.

Palabras clave : Formação Profissional; Educação Comparada; Reforma da Educação Profissional e Tecnológica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )