SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número30Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no BrasilOrganização da educação profissional e tecnológica por eixos tecnológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PACHECO, Eliezer Moreira; PEREIRA, Luiz Augusto Caldas  y  DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.30, pp.71-88. ISSN 1981-0431.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia criados pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, representam a nova face da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Neste artigo, são analisados alguns elementos do contexto histórico e político de sua criação, assim como os aspectos mais relevantes e considerados estruturantes dessa nova instituição do campo educacional brasileiro, tais como o seu lugar nas políticas públicas do governo Lula, a sua relação com o mundo produtivo e do trabalho, a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e da cidadania, para o desenvolvimento nacional, regional, local, sua proposta curricular e a relação ensino-ciência-tecnologia.

Palabras clave : Educação Tecnológica; Ciência; Tecnologia; Formação Profissional; Institutos Federais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )