SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número30Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidadesMudanças do marco institucional da educação profissional: uma leitura a partir dos dados do Censo Escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Organização da educação profissional e tecnológica por eixos tecnológicos. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.30, pp.89-108. ISSN 1981-0431.

A sistemática de organização da oferta da educação profissional e tecnológica, no Brasil, mudou. O critério deixou de ser por áreas profissionais e passou a ser por eixos tecnológicos. Quais foram os motivos alegados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação para essa mudança? Ela significará uma simples troca de rótulos ou traz implicações políticas e pedagógicas mais profundas? Este artigo trata do contexto em que emergiram as motivações para essa mudança, das razões oficiais apresentadas, das expectativas que se criaram com a adoção do novo critério organizacional e das suas implicações para a política de regulação da expansão da oferta dessa modalidade educacional. Em especial, são desenvolvidos alguns argumentos favoráveis à decisão sobre a inclusão de núcleos politécnicos comuns nos projetos pedagógicos dos cursos e à ênfase que foi dada à prática interdisciplinar.

Palavras-chave : Educação Profissional e Tecnológica; Áreas Profissionais; Eixos Tecnológicos.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )