SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número30Mudanças do marco institucional da educação profissional: uma leitura a partir dos dados do Censo EscolarFormação do trabalhador solidário: emancipação ou legitimação da exploração? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

HANDFAS, Anita. Uma leitura crítica das pesquisas sobre a relação entre trabalho e educação. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.30, pp.129-148. ISSN 1981-0431.

Analisam-se os pressupostos teóricos dos estudos sobre trabalho e educação que investigam essa temática do ponto de vista da teoria marxista. Numa leitura crítica das pesquisas que buscam estabelecer a relação entre trabalho e educação, muitos estudos têm o homem como categoria central de análise. Sobre essa constatação, Louis Althusser fala de um humanismo teórico. Ou seja, uma concepção que se refere à fase antropológica dos primeiros escritos de Marx, quando este ainda estaria influenciado por noções ideológicas. O artigo questiona se, do ponto de vista teórico e metodológico, proceder a determinadas análises tendo como base conceitual aquela desenvolvida pelo “jovem” Marx não estaria comprometendo a compreensão do próprio objeto de estudo. Nesse sentido, o argumento central é o de que a utilização dessa noção pode acarretar problemas de ordem teórica e metodológica para as análises que tratam da relação entre trabalho e educação.

Palabras clave : Teoria; Trabalho; Educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )