SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número30Uma leitura crítica das pesquisas sobre a relação entre trabalho e educaçãoLa formación profesional y el trabajo decente y productivo: la acción del Cinterfor (OIT) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Ronalda Barreto  y  AZEVEDO, Alessandra Bandeira Antunes. Formação do trabalhador solidário: emancipação ou legitimação da exploração?. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.30, pp.149-166. ISSN 1981-0431.

O artigo pretende realizar uma reflexão sobre a formação para o trabalho e a cidadania de segmentos da população que se encontram em situação de vulnerabilidade social frente às transformações do mundo do trabalho e o aumento da desfiliação. O propósito é discutir a formação que se dá em uma alternativa de organização dos trabalhadores que enfatiza a preservação da vida e a cidadania: a Economia Solidária. A questão central é a possibilidade de emancipação do trabalhador ou da legitimação da exploração para o apaziguamento político. Parte-se do entendimento de que a dialética reprodução/transformação deve permear as análises, a luta pela elaboração de políticas públicas e demais ações de formação, produção e comercialização pertinentes ao setor.

Palabras clave : Trabalho; Autogestão; Formação; Emancipação; Economia Solidária.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )