SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número30Formação do trabalhador solidário: emancipação ou legitimação da exploração? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PACHECO, Martha. La formación profesional y el trabajo decente y productivo: la acción del Cinterfor (OIT). Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.30, pp.167-182. ISSN 1981-0431.

O artigo descreve a relação entre a formação profissional e a realização do objetivo de um trabalho digno e produtivo. Divulga um quadro de referência que inclui os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os instrumentos da OIT, entre os quais estão as conclusões da Conferência Internacional do Trabalho (2000) e o Pacto Mundial para o Emprego (2009). Analisa o papel fundamental da formação para a melhoria das competências trabalhistas e o papel das instituições de formação profissional da região Latino-americana e do Caribe com seu caráter predominante de ser cenário de diálogo social. Finalmente apresenta a organização e os objetivos da OIT / Cinterfor, destaca o compromisso das instituições membros expresso na Carta de Brasília em 2009, juntamente com o apoio da estratégia de formação solicitada à OIT pelo G20.

Palabras clave : Formação Profissional; Trabalho Digno; Diálogo Social; Emprego.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )