SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31Ciência crítica e reflexiva da educação: desenvolvimentos e perspectivas na AlemanhaA racionalidade comunicativa de Habermas e a possibilidade de crítica e objetividade na produção do conhecimento educacional empírico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GOMES, Luiz Roberto. Teoria crítica da sociedade e o sentido político da educação. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.31, pp.239-258. ISSN 1981-0431.

O artigo situa na tradição intelectual da Teoria Crítica da Sociedade o sentido político da educação. Trata-se de colocar em evidência o projeto de emancipação social e as possibilidades de realização de uma experiência não conformista com relação à realidade existente. Nesse contexto, serão apresentadas duas perspectivas teóricas da acepção frankfurtiana de Teoria Crítica, e que consideram como condição para a formação de pessoas emancipadas a vinculação entre educação e política: a de Theodor Adorno, em que a educação verdadeira transcende a dimensão da adaptação ao mundo vigente, através da recolocação da experiência formativa (Bildung), como forma de crítica à condição de semiformação (Halbbildung); e a de Jürgen Habermas, em que a educação deve formar a capacidade avaliativa e argumentativa dos cidadãos, a fim de fortalecer o espaço público, e garantir a participação efetiva dos interesses da sociedade civil.

Palabras clave : Teoria Crítica; Política; Educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )