SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31Teoria crítica da sociedade e o sentido político da educaçãoReificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

DEVECHI, Catia Piccolo Viero. A racionalidade comunicativa de Habermas e a possibilidade de crítica e objetividade na produção do conhecimento educacional empírico. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.31, pp.259-273. ISSN 1981-0431.

O presente artigo busca discutir a proposta da racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas e as suas contribuições para as pesquisas em educação. Discutimos a ideia de que os propósitos habermasianos de validação comunicativa apreendem a crítica e a objetividade necessárias à qualidade dessas pesquisas. A referência ao mundo que é de todos e a possibilidade de um consenso racionalmente motivado fazem da pesquisa um compromisso com a prática coletiva, elemento esse que deveria ser preocupação de toda e qualquer investigação. Trata de uma proposta que oferece às investigações um sentido pragmático, que não mais se apagaria nas verdades intuitivas, mas tornar-se-ia reconhecível pela possibilidade do acordo comunicativo acerca de algo.

Palabras clave : Racionalidade Comunicativa; Pesquisa em Educação; Crítica; Objetividade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )