SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue31A racionalidade comunicativa de Habermas e a possibilidade de crítica e objetividade na produção do conhecimento educacional empíricoAportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

TREVISAN, Amarildo Luiz  and  ROSSATTO, Noeli Dutra. Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.31, pp.275-286. ISSN 1981-0431.

Neste artigo, propomos desvendar o “reconhecimento prévio do outro” como uma condição não-epistêmica fundamental das pesquisas em educação, evitando certos problemas ocasionados pela reificação, isto é, a atitude de não reconhecer o saber da alteridade. Percebemos, a partir das reflexões de Axel Honneth, a existência de uma instância fundamental: subjacente à perspectiva do conhecimento existe uma condição não-epistêmica que pode se orientar pelos motivos dos outros. Trata-se de uma proposta que foge, portanto, da disputa entre diferentes perspectivas epistemológicas e da polarização ou da contraposição entre elementos subjetivos e objetivos, ambos reificados. Assumir a postura de reconhecimento do outro implica, enfim, o reconhecimento de sua alteridade por intermédio da sua vivência em plenitude. Nesse aspecto, a teoria de Honneth vem preencher uma lacuna no acontecer das pesquisas educacionais, pois até poderíamos arriscar dizer que, sem este acolhimento do outro, qualquer iniciativa estaria sujeita a recair nas malhas da reificação.

Keywords : Reificação; Axel Honneth; Pesquisa Educacional.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )