SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativasMaterial instrucional de educação ambiental: instrumento de gestão pública em Curitiba, PR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VILELA, Rita Amelia Teixeira  y  NOACK-NAPOLES, Juliane. "Hermenêutica objetiva" e sua apropriação na pesquisa empírica na área da educação. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.31, pp.305-326. ISSN 1981-0431.

Este texto apresenta a metodologia de pesquisa social qualitativa denominada "hermenêutica objetiva" desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann e aponta sua propriedade na pesquisa educacional. Derivada da tradição interpretativa da Teoria Crítica de Theodor Adorno, a finalidade da análise "hermenêutica objetiva" é descortinar a lógica entre as estruturas de reprodução social e as estruturas de transformação, reveladas em algum tipo de texto. Assim, objetiva desvendar e revelar a realidade sui generis que está contida neles: textos escritos de protocolos de pesquisa de campo, entrevistas, assim como obras de arte, música, arquitetura, são igualmente textos a serem interpretados. A metodologia procura compreender os sentidos que foram atribuídos a uma situação social e que estão registradas no texto. O texto apresenta dimensões do método usadas na Alemanha e no Brasil em pesquisas da escola e da sala de aula.

Palabras clave : Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Educacional; Hermenêutica Objetiva; Ulrich Oevermann.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )