SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31"Hermenêutica objetiva" e sua apropriação na pesquisa empírica na área da educaçãoA articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LEME, Samira El Ghoz  e  SILVA, Maclovia Corrêa da. Material instrucional de educação ambiental: instrumento de gestão pública em Curitiba, PR. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.31, pp.327-346. ISSN 1981-0431.

O presente artigo recupera registros históricos de políticas públicas da coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares, os quais contribuem para a análise da aplicabilidade e respostas às demandas por materiais instrucionais de Educação Ambiental, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente em Curitiba, PR. Foca-se no relato de experiência de criação de diálogos entre setores, originados pelo Guia do Projeto Ecocidadão, recurso pedagógico concebido para a formação de multiplicadores. O Museu de História Natural do Capão da Imbuia é o berço das ações curitibanas de Educação Ambiental, que versavam, em 1970, sobre a conservação da flora e fauna. Mais tarde, nos anos 1980, elas se expandiram para o cotidiano urbano por meio de programas e projetos comunitários. Cresceu a importância dos Materiais Instrucionais para dialogar com as interfaces sociais, culturais, econômicas, ecológicas e políticas. Nesse processo, concluiu-se que os Materiais Instrucionais são instrumentos articuladores de educação e comunicação interinstitucional.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Materiais Instrucionais; Política Pública; Diálogos Interinstitucionais.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )