SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31Material instrucional de educação ambiental: instrumento de gestão pública em Curitiba, PRA sociolinguística no ensino fundamental: resultados de uma pesquisa-ação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VIANA, Uhelinton Fonseca  y  HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira. A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafios. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.31, pp.347-360. ISSN 1981-0431.

Este trabalho tem como objetivo discutir a complexidade da concepção de patrimônio, principalmente em suas relações com a educação e o processo de ensino-aprendizagem na escola. No primeiro momento, temos contribuições sobre a questão da cultura no currículo, trazidas pelos teóricos da teoria crítica do currículo. Depois, são trazidos os aportes teóricos de Jeudy e Vigotski, que colaboram, respectivamente, em explicitar a ampliação da concepção de patrimônio, bem como a relevância de se pensar a cultura dos contextos sociais como elemento importante para o processo de ensino-aprendizagem. O diálogo realizado neste trabalho pretende contribuir para a ampliação da concepção de patrimônio, refletindo seu potencial e colaboração junto aos processos de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Patrimônio; Cultura; Processo de Ensino-Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )