SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31A articulação entre cultura, patrimônio e currículo: concepções e desafiosEnsino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CYRANKA, Lúcia Furtado de Mendonça; NASCIMENTO, Lívia Arcanjo do; RIBEIRO, Patricia Rafaela Otoni  y  PERON, Simone Rodrigues. A sociolinguística no ensino fundamental: resultados de uma pesquisa-ação. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.31, pp.361-376. ISSN 1981-0431.

Uma investigação em turmas de 5º e 6º anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Juiz de Fora (MG), orientada segundo princípios da Sociolingüística e desenvolvida como pesquisa-ação, demonstrou ser possível levar os alunos a construírem reflexão adequada sobre a heterogeneidade lingüística, fator que os predispõe a se interessarem por adquirir os estilos monitorados de oralidade e escrita de sua língua materna. Tomando como referência a proposta de Bortoni-Ricardo (2004) de compreender a ecologia do português brasileiro como um contínuo rural-urbano, foi possível levá-los a reconhecer a diferença lingüística como fenômeno natural, através de análise contrastiva, fundamentada nas suas próprias experiências com amostras de fala das três variedades desse contínuo. Mirando-se no sentido do contínuo, começam a reconhecer o papel da escola e do trabalho com a linguagem como instrumento positivo na ampliação de sua competência lingüística.

Palabras clave : Educação Sociolingüística; Dialetos Sociais; Contínuo Rural-Urbano.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )