SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31A sociolinguística no ensino fundamental: resultados de uma pesquisa-açãoSeleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et al. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.31, pp.377-390. ISSN 1981-0431.

Assumir uma atitude inovadora e transformadora da realidade social implica ampliar e fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto processo formativo sistêmico. Estes escritos têm por objetivo refletir e discutir sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão na formação de profissionais da saúde, por meio de um estudo de caso que explicita como esse processo vem sendo realizado. A abordagem utilizada é qualitativa, com característica de observação participante. Assim, considerando o universo e a complexidade da formação humana, pressupõe-se a necessidade de viabilizar aprendizagens significativas, produzidas a partir da aquisição do conhecimento socialmente elaborado e contextualizado. Formação essa capaz de proporcionar ao profissional intervenções na e sobre a realidade, construídas com autonomia e competência para um fazer vinculado à prática social, geradora de novos saberes e novos fazeres viabilizados pela integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Palabras clave : Educação Superior; Integração Ensino-Pesquisa-Extensão Universitária; Interdisciplinaridade; Responsabilidade Social.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )