SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VALLE, Ione Ribeiro; BARRICHELLO, Fernanda Araujo  y  TOMASI, Juliane. Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?. Linhas Críticas [online]. 2010, vol.16, n.31, pp.391-418. ISSN 1981-0431.

Neste estudo, inspirado em algumas reflexões sociológicas clássicas e contemporâneas, analisamos o acesso ao ensino superior público catarinense, tendo como referência os vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, percorremos a década que antecede a implantação do programa de cotas para estudantes afrodescendentes e oriundos de escolas públicas (1998 a 2007). Após examinar os dispositivos de seleção meritocrática a partir da definição de vestibular e dos termos correlatos (exame e concurso), estudamos os documentos legais atuais procurando relacionar alguns princípios estabelecidos para o ensino superior aos critérios de ingresso nas universidades. Por último, nos centramos nos dados empíricos concernentes a algumas características sociais dos candidatos inscritos e classificados nos vestibulares da UFSC, a saber: o sexo, o percurso escolar, o “capital escolar” dos pais e a renda familiar.

Palabras clave : Ensino Superior; Vestibular; Ensino Médio; Meritocracia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )