SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número32A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadoraProfissão docente: representações sociais de professoras da educação básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza  y  RAMALHO, Maria Nailde Martins. Formação continuada de professores: os desafios da construção de propostas político-pedagógicas. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.33-44. ISSN 1981-0431.

Este texto apresenta os estudos que delinearam a pesquisa realizada nos anos de 2008 e 2009 na Universidade Estadual do Norte Fluminense, tendo como foco a proposta de formação continuada de professores implementada pela Secretaria Municipal da Educação em Campos dos Goytacazes - RJ. O objetivo da pesquisa foi analisar as implicações políticas e as práticas pedagógicas que permeiam o projeto de formação continuada de professores(as) para o Ensino Fundamental oferecido pela Equipe de Atualização Continuada (EAC/SEMC/RJ). Desse modo, a pesquisa encontra-se ancorada nas discussões feitas por Ferreira (2003), Roldão (1998), Gatti (2008) e outras(os). Esse processo de formação permanente é uma das dimensões relevantes para a materialização de uma política de valorização docente, e aponta para o reconhecimento da urgente necessidade de mudanças na forma de olhar a escola e o trabalho pedagógico.

Palabras clave : Formação Continuada; Prática Pedagógica; Políticas Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )