SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue32Formação continuada de professores: os desafios da construção de propostas político-pedagógicasEducação e esperança na formação docente: diálogos entre a pedagogia e a teologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MACHADO, Laêda Bezerra  and  SANTOS, Patrícia Irene dos. Profissão docente: representações sociais de professoras da educação básica. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.45-60. ISSN 1981-0431.

O artigo analisa as representações sociais do ser professor. Para compreensão da natureza simbólica da profissão, adotamos a Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 20 professoras efetivas da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, PE. O procedimento de coleta utilizado foi a entrevista. A análise de conteúdo orientou a interpretação dos dados. Os resultados apontam que a vocação marca essas representações sociais. Falta de reconhecimento, várias jornadas acumuladas e baixos salários ganham destaque nos depoimentos. Os resultados constituem um alerta para as políticas públicas resgatarem a valorização e reconhecimento social de docentes.

Keywords : Representação Social; Profissão; Professor(a).

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )