SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número32Profissão docente: representações sociais de professoras da educação básicaUniversidade: espaço privilegiado para a formação de professores de educação física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

AHLERT, Alvori. Educação e esperança na formação docente: diálogos entre a pedagogia e a teologia. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.61-76. ISSN 1981-0431.

Educação e profissão docente se encontram em crise neste início do século XXI. Da educação, a humanidade espera a redenção de todos os males. Consequentemente, da profissão docente se espera a solução de todos os problemas que envolvem a complexa tarefa de educar as novas gerações, que nascem e crescem em situações e realidades marcadas, de um lado, por uma competição voraz, e, de outro, por uma vaziez de sentido. Diante disso, o presente texto destaca a importância da interdisciplinaridade entre a pedagogia e outras ciências, estabelecendo um diálogo daquela com a teologia, e apresentando uma reflexão sobre a dimensão da esperança para a formação docente, à qual o encontro de pedagogia e teologia pode fornecer subsídios para uma ressignificação de sentidos.

Palabras clave : Educação; Esperança; Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )