SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número32Educação e esperança na formação docente: diálogos entre a pedagogia e a teologiaRevolução burguesa e educação: uma relação necessária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

VENTURA, Paulo Roberto Veloso. Universidade: espaço privilegiado para a formação de professores de educação física. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.77-96. ISSN 1981-0431.

O presente artigo reúne acúmulos deste autor na primeira década do século XXI, tempo dedicado especialmente aos estudos sobre a formação profissional em Educação Física. Aborda o processo de entrada na universidade e a relação dos atores desta instituição com o processo de formação profissional. Na prática pedagógica inerente a esta relação, tece considerações sobre as indissociabilidades que permeiam o processo do ensinar e aprender e questiona o trato com o conhecimento que ocorre nos cursos de graduação e as consequências que esta realidade provoca nos espaços de intervenção profissional da área. Defende a formação única e generalista, pela licenciatura ampliada, com centralidade na formação humana.

Palavras-chave : Universidade; Formação Profissional; Educação Física; Licenciatura Ampliada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )