SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número32Universidade: espaço privilegiado para a formação de professores de educação físicaDesafios para objetivação da pedagogia histórico-crítica na prática escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SCHLESENER, Anita Helena. Revolução burguesa e educação: uma relação necessária. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.97-112. ISSN 1981-0431.

O objetivo desse trabalho é analisar aspectos da implementação dos sistemas de ensino para esclarecer, basicamente, os conceitos de democracia e educação. Pretende-se salientar detalhes da revolução burguesa e como, para as classes populares, a relação entre formação política e formação cultural é fundamental para a experiência de uma democracia concreta. A luta de classes assume uma dimensão cultural na medida em que a hegemonia constitui-se como dominação e direção intelectual e moral. Essa leitura baseia-se no pensamento de Gramsci, que mostra como a educação laica e gratuita é um dos princípios básicos das democracias modernas.

Palavras-chave : Democracia; Formação Política; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )