SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número32Revolução burguesa e educação: uma relação necessáriaDemocratização e mudanças práticas na gestão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MAGALHAES, Carlos Henrique Ferreira  e  SILVA JUNIOR, João dos Reis. Desafios para objetivação da pedagogia histórico-crítica na prática escolar. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.113-135. ISSN 1981-0431.

Este artigo visa analisar os desafios pedagógicos fundantes para a educação numa sociedade cindida em classes. Embora o Professor Saviani indique que a ausência de um sistema de educação, a necessidade de reorganização das escolas e as descontinuidades de políticas educacionais sejam os desafios para a educação brasileira, acreditamos que os desafios estão para além destas indicações. Essa percepção nos deixa em estado de alerta às possibilidades reais de continuidade de políticas educacionais que possam favorecer, predominantemente, os filhos da classe trabalhadora, haja vista que as soluções formais não são capazes de enfrentar a lógica destrutiva do capital. Entendemos que as políticas educacionais sejam soluções formais, e, embora elas possam preconizar pequenas mudanças e indicar alguma melhoria local, não são capazes de romper com a substância histórica em que o acúmulo do capital impõe o acúmulo de miséria.

Palavras-chave : Pedagogia Histórico-Crítica; Prática Escolar; Ontologia Marxiana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )