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Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Democratização e mudanças práticas na gestão escolar. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.137-150. ISSN 1981-0431.

Este artigo discute o processo de democratização da gestão em Mossoró/RN, com evidência nas mudanças ocorridas na prática do diretor escolar após processo seletivo para assumir o cargo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários aos profissionais atuantes nos estabelecimentos de ensino: diretores, vice-diretores, supervisores e professores. Os resultados revelam que os diretores são bem avaliados nos seguintes quesitos: permanência e presença na escola, comprometimento com as questões pedagógicas, responsabilidade pela educação pública. Contudo, a democratização da gestão permanece insuficiente para desenvolver a independência e a autonomia dos diretores frente ao sistema, demonstrando que a gestão democratizada precisa ser aperfeiçoada em suas bases teóricas e práticas.

Palabras clave : Democratização da Gestão; Direção Escolar; Autonomia.

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