SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número32Democratização e mudanças práticas na gestão escolarAfetar e sensibilizar na educação: uma proposta transdisciplinar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MAGALHAES, Tânia Guedes. Oralidade em documentos oficiais do ensino médio. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.151-162. ISSN 1981-0431.

Neste trabalho, apresentamos considerações sobre a análise de documentos oficiais voltados ao Ensino Médio (Orientações Curriculares para o Ensino Médio/OCEM, 2006; e Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM,2009), considerações essas que fazem parte da pesquisa Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações. O foco do trabalho centra-se na oralidade. Pretendemos, por meio de pesquisa teórica e documental, verificar que concepções tais documentos têm de oralidade aplicada ao ensino. A partir da análise dos dados, percebemos divergências quanto às concepções veiculadas pelos documentos. Nesse sentido, a pesquisa revela uma perenização da supremacia da escrita na escola, reflexo do que acontece ainda hoje em nossa sociedade, contrariando os requisitos apontados como prioritários no desenvolvimento da proficiência oral do aluno.

Palabras clave : Oralidade; Ensino Médio; Orientações Curriculares para o Ensino Médio; Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )