SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número33Adaptações tecnológicas para alunos com necessidades educativas especiais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VERDUGO ALONSO, Miguel Angel; GOMEZ SANCHEZ, Laura Elísabet  y  RODRIGUEZ AGUILLELA, Alba. Inclusão e qualidade de vida na educação do alunado com deficiência. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.33, pp.221-236. ISSN 1981-0431.

O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma revisão teórica e crítica da aplicação dos conceitos de inclusão e qualidade de vida no âmbito da educação de pessoas com deficiência, como agentes de mudança. Para este fim, apresenta-se, resumidamente, a evolução da situação e os princípios educacionais na Espanha nos últimos anos. Em seguida são abordadas evidências sobre os progressos alcançados em matéria de educação inclusiva no país, bem como os paradoxos e os problemas encontrados na sua implementação pelos principais agentes implicados: alunos e alunas com deficiência, familiares e profissionais. Tais evidências ressaltam a necessidade de relançar a aplicação da verdadeira e correta implementação do processo inclusivo. Finalmente, defende-se o modelo de qualidade de vida como agente de mudança e inovação no âmbito escolar.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Qualidade de Vida; Deficiência Intelectual; Necessidades Educativas Especiais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )