SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número33Inclusão e qualidade de vida na educação do alunado com deficiênciaA formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ARES, Paloma Antón. Adaptações tecnológicas para alunos com necessidades educativas especiais. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.33, pp.237-249. ISSN 1981-0431.

As inovações tecnológicas facilitam a comunicação, conectando as pessoas com os parceiros de um extremo a outro do planeta. Esta realidade oferece possibilidades que nos levam à adoção de novos padrões de colaboração em ambientes de ensino, pesquisa ou de interação social. Aliado a isso, é necessário atentar para o fato de que a tecnologia pode se tornar uma ferramenta pedagógica de formação e integração, mas, ao mesmo tempo, corre risco de ser um elemento de exclusão de um importante grupo: as pessoas que, por várias razões, têm necessidades diferentes de usá-los. Para evitar que isso aconteça, deve-se defender um design acessível e unir esforços para informar, educar e investigar, a fim de dispor de recursos que permitam e incentivem o uso das tecnologias da informação e comunicação por pessoas com deficiência ou capacidades diferenciadas.

Palabras clave : Capacidades Diferentes; Adaptações Tecnológicas; Legislação e Inclusão Socioeducativa; Tecnologias Acessíveis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )