SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número33Adaptações tecnológicas para alunos com necessidades educativas especiaisInclusão escolar de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileira: revisão sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SOUZA, Amaralina Miranda de. A formação do pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.33, pp.251-272. ISSN 1981-0431.

Este artigo apresenta a experiência do curso de pedagogia da Universidade de Brasília, cuja estrutura oportuniza aos alunos e alunas espaços curriculares para aprofundamento de estudos na área da pedagogia hospitalar e o atendimento a crianças e jovens hospitalizados. Aborda questões relacionadas às competências e habilidades necessárias aos professores de classes hospitalares bem como a necessidade de formação técnico-científica para a prática pedagógico-educacional enquanto membro da equipe multidisciplinar no hospital. Conclui que existem conhecimentos específicos indispensáveis ao trabalho pedagógico no hospital, que devem ser considerados nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação. Por fim, considera a universidade como o ambiente apropriado para a formação desses profissionais.

Palabras clave : Formação do Pedagogo; Pedagogia Hospitalar; Hospitalização; Equipe Interdisciplinar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )