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Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LEITAO, José Carlos  y  FERNANDES, Cleonice Terezinha. Inclusão escolar de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileira: revisão sistemática. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.33, pp.273-289. ISSN 1981-0431.

A revisão sistemática é um importante processo metodológico que faz a síntese dos estudos acerca de determinado tema, bem como mostra as lacunas para possíveis investigações. O presente estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre estudos na área da inclusão de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileira. Foram utilizados descritores em língua portuguesa: “inclusão na educação”, “educação inclusiva”, “deficiência visual”, “deficientes da visão”, “educação dos cegos”, e encontradas 452 publicações em bases de dados eletrônicas, lista de referências e comunicação pessoal. Após avaliação, 11 estudos preencheram os critérios de inclusão. A revisão revelou: um reduzido número de artigos que discute metodologias de ensino e estudos experimentais; predominância de estudos de caso e descritivos, com ênfase na mostra dos serviços e percepção dos profissionais; inúmeras variáveis passíveis de futuras investigações; e maior concentração de pesquisas sobre políticas públicas de inclusão na região sudeste do Brasil.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Deficiência Visual; Ensino Aprendizagem Especiais; Revisão Sistemática.

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