SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número33Singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicóticaAcessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

OLIVEIRA, Érika Soares de  y  MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Currículo e diversidade: os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.33, pp.309-325. ISSN 1981-0431.

Este trabalho registra aspectos de uma pesquisa que objetivou analisar o currículo de uma escola municipal, situada na cidade de Natal/RN, com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. Com base num estudo de caso, apresentamos algumas reflexões acerca das concepções de currículo escolar, sob a ótica da inclusão escolar. Assim, destacamos a compreensão das professoras, coordenadoras e gestora sobre a inserção dessa temática no projeto político-pedagógico, a concepção de currículo, bem como as diretrizes curriculares expressas no projeto político pedagógico. Constatamos que as diretrizes curriculares expressam uma visão ampla de currículo e são desconhecidas pelos profissionais da instituição de ensino.

Palabras clave : Currículo; Inclusão Escolar; Deficiência Intelectual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )