SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número33Surdez e família: facetas das relações parentais no cotidiano comunicativo bilíngüeA nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira  y  BUENO, José Geraldo Silveira. O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.33, pp.367-383. ISSN 1981-0431.

O trabalho analisa os dados oficiais de matrícula em educação especial tomando por base as Sinopses Estatísticas da Educação Básica realizadas e divulgadas pelo INEP no período 1997-2006. A análise foi feita a partir do cotejamento dos dados de matrícula em Educação Especial. Constatou-se a ampliação do número de matrículas em educação especial no sistema regular, principalmente classes sem apoio especializado; a ampliação de matrículas em instituições especiais e redução em classes especiais; o baixo número de matrículas na educação infantil e no ensino médio; e o aumento significativo do número de matrículas de alunos com deficiência visual, auditiva, mental e física no sistema regular de ensino.

Palabras clave : Educação Especial; Alunos com Deficiência; Política Educacional; Indicadores Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )