SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número33O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no BrasilO princípio da indissociabilidade universitária: dificuldades e possibilidades de articulação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MAUES, Olgaíses Cabral  y  MOTA JUNIOR, William Pessoa da. A nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação brasileira. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.33, pp.385-402. ISSN 1981-0431.

O texto apresenta resultados de uma pesquisa que busca identificar as possíveis relações entre a nova regulação educacional e o trabalho docente na pós-graduação stricto sensu no Brasil. O Sistema CAPES de avaliação é central na pesquisa, buscando-se por meio da análise de documentos dessa agência e de revisão bibliográfica dos trabalhos apresentados nas últimas reuniões nacionais da ANPEd identificar as repercussões que o atual sistema de avaliação da pós-graduação está trazendo para o trabalho dos professores na pós-graduação. A intensificação do trabalho, o adoecimento e a disseminação do produtivismo acadêmico são algumas tendências que se consolidam em termos de mudanças na materialidade e subjetividade do trabalho docente.

Palabras clave : Regulação Educacional; Trabalho Docente; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )