SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34Ensino médio no Brasil: os desafios das políticas de garantia do direito a sua universalizaçãoEmpreendedorismo e gestão dos talentos na constituição dos universitários contemporâneos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SOUSA, Carlos Angelo de Meneses  y  GOMES, Candido Alberto da Costa. A juventude na ótica de policiais: a negação do direito na aparência. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.34, pp.527-548. ISSN 1981-0431.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa destinada a melhor estruturar os cursos sobre Juventude e Direitos Humanos aos membros do Batalhão Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal, Brasil. O estudo, fundamentado na literatura sobre o comportamento policial e suas relações com a juventude, se baseia num questionário respondido por uma amostra não probabilística de 132 policiais militares, correspondente a 18,5% do citado Batalhão. Na visão dos policiais, o jovem é melhor caracterizado pela moda e aparência, assim como por características predominantemente negativas, entre outras a insegurança pessoal e social; a falta de perspectivas; ser transgressor/ousado; ser instável emocionalmente e egoísta. Estas percepções tenderam a ser mais ocorrentes em policiais de menor escolaridade e idade.

Palabras clave : Juventude; Polícia; Direitos Humanos; Violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )