SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34A juventude na ótica de policiais: a negação do direito na aparênciaAlunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Empreendedorismo e gestão dos talentos na constituição dos universitários contemporâneos. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.34, pp.545-560. ISSN 1981-0431.

O artigo examina estratégias de constituição dos sujeitos universitários na contemporaneidade, procurando compreender os modos pelos quais seus talentos são produzidos e administrados nas tramas do novo capitalismo. Parte-se de uma pesquisa que analisou o caderno Vestibular, suplemento publicado pelo jornal Zero Hora (RS) e endereçado a estudantes em preparação para a universidade. Como resultado da investigação, abordam-se duas estratégias de governamento. A primeira refere-se à questão do empreendedorismo, que conduz a um jogo permanente de conquistas pessoais no mercado de trabalho. A segunda estratégia é a gestão dos talentos, que interpela os estudantes a movimentar seus talentos naturais em competências diferenciadas e inovadoras.

Palabras clave : Estudantes Universitários; Empreendedorismo; Michel Foucault.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )